quarta-feira, 16 de junho de 2010

PLANO DE AULA II


Biomas brasileiros:
Mais sobre biomas brasileiros
Série sobre biomas brasileiros:
Parte 1 - mapeamento
Parte 2 - Amazônia
Parte 3 - Mata Atlântica
Parte 4 - Cerrado
Parte 5 - Caatinga
Parte 6 - No Pantanal, nos campos, no litoral
Parte 7 - Desafios da conservação
Planeta Sustentável:
Cerrado, um drama em silêncio
Era uma vez a Mata Atlântica
Especial Amazônia
Vídeos Planetinha. Informações sobre os biomas brasileiros

Parte 1 - mapeamento

Bloco de Conteúdo
Paisagem
Conteúdo
Paisagens brasileiras

Objetivos

Identificar as características dos biomas brasileiros e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade. Estabelecer relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas e ecossistemas situados no território brasileiro.
Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

Conteúdos
Biomas brasileiros: caracterização, distribuição, usos, riscos e ameaças
Domínios morfoclimáticos brasileiros
Seres vivos e meio físico: interações ecológicas
Biodiversidade: níveis e escalas

Anos
6º ao 9º ano

Tempo estimado
6 aulas

Introdução

Esta sequência didática é a primeira de uma série de oito propostas sobre os biomas brasileiros para Ensino Fundamental II. A partir de pesquisas, produção de textos e mapas, painéis e debates, os alunos vão entender a complexidade dos biomas do país e avaliar sua diversidade natural, hoje ameaçada pela expansão econômica e por algumas formas de uso e ocupação do território.

Nesta primeira sequência, a turma vai compreender os conceitos de biomas e domínios morfoclimáticos e aprender as principais características naturais do Brasil. Os estudantes vão entender, também, quais os efeitos do uso e da ocupação da terra para a preservação da diversidade natural brasileira. A segunda aula, que já está no ar, trata especificamente do bioma Amazônia.

Nas seguintes, que são publicadas quinzenalmente, os alunos vão analisar os demais biomas em separado, de modo a aprofundar o conhecimento sobre eles. A série terminará com dois planos de aula sobre os desafios para a conservação da biodiversidade brasileira, em que a moçada deverá relacionar os conteúdos aprendidos (confira o cronograma abaixo).

Próxima aula:
28/06 - Biomas brasileiros: o desafio da conservação (parte 2)

Desenvolvimento

1ª aula

Faça uma roda de conversa com a turma sobre o que eles já sabem a respeito dos biomas brasileiros. Peça que descrevam os aspectos naturais do local em que vivem e digam como se inserem no quadro nacional.

Anote os resultados no quadro e proponha que a turma realize uma atividade de campo, em que observem o bairro ou município em que vivem. Para isso, divida os alunos em grupos e peça que elaborem um pequeno roteiro de observação. Oriente-os a incluir os seguintes pontos: espécies de plantas encontradas; porte da vegetação; características dos solos: fauna associada: aspectos climáticos, relevo e hidrografia.

2ª aula

Organize a visita e escolha um local adequado para a atividade – pode ser uma unidade de conservação no município, uma visita à área rural, ou mesmo uma volta no bairro. Acompanhe os alunos durante a atividade e aproveite para destacar as interações ecológicas do meio: presença de umidade, porte da vegetação, luminosidade, relevo e distribuição das plantas. Os registros podem ser feitos por escrito e por meio de desenhos e fotografias.

3ª aula
Já na sala de aula, peça que a turma finalize os relatórios de observação. Se os alunos não conseguirem responder a todas as questões do roteiro durante a atividade de campo, eles podem realizar pesquisas na sala de aula ou na internet.

4ª aula
O passo seguinte é entender os conceitos de bioma e domínio morfoclimático, e aprender quais os ecossistemas presentes no território brasileiro. A partir daí, a turma poderá relacionar as informações de sala de aula com os resultados do trabalho de campo e entender como o local em que vivem se insere na Geografia nacional. (Para saber mais, assista aos Vídeos Planetinha. Informações sobre os biomas brasileiros, disponíveis no site do Planeta Sustentável)



5ª aula
Na quinta aula, discuta com a moçada os riscos e ameaças aos biomas brasileiros, os limites do processo de ocupação e a necessidade de medidas e políticas públicas de proteção. Peça que examinem o mapa a seguir e comentem as principais informações encontradas:

Brasil - Domínios naturais: limites e ameaças




Domínios naturais: limites e ameaças. Fonte: THÉRY, H.; MELLO, Neli. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do Território. São Paulo: Edusp, 2006, p. 70

Com base no mapa, discuta com a classe os principais desafios de conciliar preservação com o desenvolvimento econômico-social. Peça que a classe observe algumas consequências da ação humana na natureza: desabamentos em morros sem cobertura de matas em áreas urbanas da faixa litorânea, avanço da desertificação no sertão nordestino e o arco do desmatamento na Amazônia oriental, área de expansão de fronteiras econômicas.

Explique a eles que esses problemas não surgiram recentemente, mas são o resultado de anos. Dê o exemplo das matas Atlânticas, porta de entrada para a ocupação histórica do território, hoje reduzidas a 7% de sua cobertura original, com remanescentes que precisam ser preservados em sua biodiversidade. Diga a eles que essas matas abrigam nascentes de cursos d’água e uma incrível variedade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Elas apresentam a mais rica composição de mamíferos da América do Sul, com macacos-prego, o muriqui, a onça-parda, a jagauatirica, quatis, gambás e outros, vários deles sob ameaça.

Converse com a turma também sobre o progressivo avanço da agricultura moderna sobre os cerrados e os riscos da contaminação de cursos d’água no Pantanal (Para saber mais, leia o artigo Cerrado, um drama em silêncio, disponível no site do Planeta Sustentável). Nos campos do sul, vem avançando a formação de areais, com visível perda de solos e coberturas.

6ª aula
Para finalizar a atividade, peça que os alunos se reúnam nos grupos e proponha que elaborem um painel sobre o tema: “Biomas brasileiros: um mapeamento”. Explique à turma que eles devem representar em seus trabalhos as características dos biomas existentes no país, destacar os problemas enfrentados atualmente – podem ser feitas reproduções dos mapas analisados, acompanhadas de fotografias e ilustrações – e relacionar os traços e elementos naturais encontrados no trabalho de campo ao bioma correspondente. Acompanhe o trabalho dos grupos e esclareça possíveis dúvidas.

Como atividade de casa, solicite que cada aluno elabore um texto resumindo os conceitos aprendidos nesta sequência didática. Explique que o material será usado como apoio para as próximas aulas, em que eles vão analisar, em profundidade, cada um dos biomas brasileiros.

Avaliação
Leve em conta a participação de cada aluno nas tarefas individuais e coletivas e sua contribuição para o enriquecimento das discussões. Avalie a produção de textos – relatórios, sínteses, legenda para o painel – e a organização de textos e imagens no painel, considerando as características dos gêneros e a clareza e organização textual. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Se possível, reserve tempo para que a turma avalie a experiência.



Quer saber mais?

Bibliografia
A escultura da Terra. Domínios morfoclimáticos, Aziz Ab’Saber, Edart/Funbec, 1975
A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira, Warren Dean, Companhia das Letras, 1996.
A conservação de florestas tropicais, Sueli A Furlan e João C. Nucci, Atual, 1999

Internet
Fundação SOS Mata Atlântica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE. Atlas dos remanescentes florestais de Mata Atlântica 2005-2008
IBAMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis
Instituto Socioambiental. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2004
Mapa de Biomas do Brasil. IBGE/Ministério do Meio Ambiente (interativo)
Ministério do Meio Ambiente. Biodiversidade e florestas



Consultoria Roberto Giansanti
geógrafo e autor de livros didáticos

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